sábado, 23 de setembro de 2017

Dauphine e Gordini - rico em detalhes

Protótipo do Renault Dauphine com portas dianteiras do tipo "suicidas"
e pequena grade com formato oval acima do para-choque dianteiro.
 
Os franceses Dauphine/Gordini surgiram na França e foram produzidos em vários países. Houve, também, modelos com a denominação Ondine, Dauphine Alfa Romeo, Dauphine Gordini etc. Foram até exportados para os EUA com transmissão automática, e houve até uma (rara) versão com motor elétrico.
O Dauphine foi lançado no Brasil em 1959, produzido sob licença pela Willys Overland do Brasil, e o Gordini chegou em 1962. Conviveram em nosso mercado por 3 anos, até que em 1965 o Dauphine foi substituído pelo Teimoso (1965-1966), e o Gordini seguiu em linha até 1968.
Comparando os "nosso" modelos com os que foram produzidos nos outros países, percebe-se que as formas básicas do carrinho foram preservadas até o fim - assim como ocorreu com o Volkswagen Sedan (Fusca). Mas em cada mercado o carrinho era oferecido com detalhes estéticos diferentes do que estamos habituados .
Reuni, abaixo, algumas fotos onde fica evidente que a maior parte dos "adereços" não nos agradaria. Os nossos Dauphines e Gordinis eram simples mas havia bom gosto do lado de fora e do lado de dentro. Alguns dos exemplares abaixo flertam com a breguice e o exagero, enquanto outros possuem acessórios  bem interessantes ("chapéu" do para-brisa, teto solar, super calotas, saídas de ar no painel etc.).
Confira abaixo e dê a sua opinião:
 
 
 CLIQUE NAS FOTOS ACIMA PARA AMPLIÁ-LAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GORDINI COM MOTOR DIFERENTE - PARTE 17

É inegável que a forma mais simples de se adaptar uma mecânica diferente no Gordini (para obter mais torque e desempenho) é adaptar o motor ...