sábado, 9 de setembro de 2017

Dauphine e Gordini - detalhes que até hoje surpreendem

Nos últimos 30 anos tenho participado de diversos encontros de carros antigos, em Brasília, no Paraná e Santa Catarina, e ainda hoje fico surpreso quando algumas pessoas se surpreendem ao "descobrir" que o motor do Dauphine/Gordini fica na parte traseira (!)
É comum as pessoas pensarem que apenas os Volkswagen com motor boxer refrigerado a ar tem o motor posicionado na parte de trás da carroceria...
Muitos até confessam que "é a primeira vez que veem um Gordini ao vivo".
Será que o carrinho já é tão raro assim? 
Em alguns meses espero alcançar a marca de   500 exemplares em meu "cadastro nacional".
Para consultar as placas cinzas ou pretas que já se encontram cadastradas, basta acessar o histórico deste blog - ano 2014 - mês de fevereiro. Se a placa do seu Dauphine ou Gordini não estiver lá, envie-me foto para aeferreira@hotmail.com .

GRELHAS DE REFRIGERAÇÃO
 
O segundo "espanto" das pessoas ocorre quando informo que as grelhas situadas nas duas portas traseiras servem para conduzir ar fresco até o radiador. Talvez por isso os vidros das portas traseiras não se movimentem verticalmente, porque faltaria espaço entre os painéis internos e externos.
Novo espanto: ao contrário do Fusca, o motor do Gordini é refrigerado a água. E onde fica o seu radiador que não está à vista? Quando se abre a tampa traseira do Gordini, o radiador não aparece porque ele está "atrás do motor" e não rente ao para-choque traseiro. Com isso, consegue receber mais facilmente o ar fresco que ingressa pelas tais "grelhas"...
Para quem acha estranha a posição do radiador "atrás do motor", basta lembrar dos DKW Vemag, com a diferença de que o motor dos fumacentos fica no cofre dianteiro...
PORTA-MALAS
O tamanho e a profundidade do porta-malas dianteiro também causam espanto e admiração.
Há pelo menos duas boas razões para ele ser tão amplo: a primeira é que o pequeno tanque de gasolina fica fora dele, alojado entre o encosto do banco traseiro e o radiador (no Fusca, ele rouba espaço no diminuto cofre dianteiro)...
 PORTA-ESTEPE

... e a segunda razão é que o pneu-reserva fica alojado sob o piso do porta-malas, e seu acesso se dá por uma portinhola onde fica pendurada a placa dianteira. Basta puxar para cima um botão que fica próximo ao farol do lado do carona, e a tampa metálica desce, deixando acessível o fino estepe.
 


O Dauphine se diferencia do Gordini a começar pelo câmbio de 3 marchas, motor menos potente (32 HP) e acabamento mais simplificado. O Gordini tem câmbio de 4 marchas e "40 HP de emoção". Mais potente que ele, só o modelo esportivo 1093, com o mesmo motor de 845cc mas com 53 HP graças a diversos refinamentos técnicos...
Não podemos esquecer que muitos desses detalhes - que até hoje surpreendem - estão presentes em um simpático carrinho francês que foi projetado na década de 1950! 

2 comentários:

  1. E a trava "oculta" das portas traseiras?

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  2. Blz, bem lembrado.
    Vai ficar para outra matéria sobre "DETALHES QUE NOS SURPREEENDEM"...

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