segunda-feira, 4 de abril de 2016

GORDINIS COM MOTORES DIFERENTES - Parte 2

Pesquisando mais uma vez o meu acervo de fotografias, encontrei uma boa quantidade de Gordinis equipados com motores diferentes do original Ventoux 845cc. 
Há muitos exemplares equipados com motor refrigerado a água (do Corcel, Escort, linha VW AP 1.6 e 1.8, entre outros). Neste caso, a transformação obriga a alterar a transmissão (a original não aguentaria a maior potência e torque) e a fazer um sem número de adaptações na suspensão, freios etc, por conta do peso e da potência substancialmente maior.
Uma das transformações que me parece menos complicada - e com bons resultados dinâmicos - consiste no motor boxer refrigerado a ar, do Fusca (1300 ou 1600cc), juntamente com o câmbio VW de 4 marchas. Melhor ainda seria usar o motor 1.6 a ar, a gasolina, com injeção e ignição eletrônica, que equipou a Kombi (posteriormente substituído pelo motor 1.4 refrigerado a água). Com isso,acredito que seriam eliminados os problemas típicos de um carro carburado e com platinado/condensador, resultando em mais agilidade, maior velocidade máxima e menor consumo de combustível. 
Há alguns anos dirigi um Gordini com motor VW 1600 "a ar" em Petrópolis/RJ, e o carro se comportou como um foguetinho. Só não comprei aquele reluzente Gordini vermelho porque, na época, seu preço estava acima de minhas posses e também porque estava caro, considerando-se que  não tinha a mecânica original.
Outra adaptação que me parece razoável, e que não tiraria muito a originalidade do carro, seria instalar um motor CHT 1.0 - o mesmo que equipou o Escort Hobby e o VW Gol 1000 no começo da década de 1990. A potência de 50 cv deixaria o carro mais espero e talvez não exigisse a instalação de freios a disco na dianteira.
Por fim, imagino "como seria um Gordini com motor CHT 1.6 e caixa automática do Ford Del Rey". Alguém tem notícias de um? Alguém se animou a produzir um?

Abaixo, Gordinis com motor Corcel, Passat etc - refrigerado a água

















Abaixo, Gordinis com motor VW 1300 ou 1600 - a ar




 

7 comentários:

  1. Boa tarde amigo.

    Qual o melhor modelo de carburador para ser adaptado no gordini? O de fusca?

    Grato

    Marcus
    marcusmadureirabr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o meu veio com um carburador de Fusca, mas optei por instalar um original. Acho que ficou mais "compatível" com o motor...

      Excluir
  2. Compro motor e caixa do Gordini
    Te. 21-9997820508 Ulisses

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Por favor sabe me informar aonde encontro o KIT completo para ignição eletrônica do Gordini, quero substituir o platinado.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, em uma das fotos dos gordinis com motor de fusca aparece um vermelho de placa GNP 7260. Por acaso tem mais fotos dele?

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos alguém conhece um promocional que possa ADAPTAR um motor ap 1.6 e cambio no gordini

    ResponderExcluir
  6. Tenho um gordini com motor de CORCEL I ( 1.3 )....Qual câmbio poderei adaptar neste gordini ? Obrigado

    ResponderExcluir

GORDINI À VENDA

Olá internauta. Não costumo anunciar carros aqui em meu blog, e nem é essa a finalidade.  Só que eu não poderia privá-los da chance de adqui...