quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Dauphine e Gordini - detalhes que até hoje surpreendem - II

O Dauphine (e suas variantes Gordini, 1093 etc.) tem um desenho até hoje cativante e soluções muito ousadas para um compacto popular, como por exemplo as travas nas portas traseiras que impediam as crianças de abrirem as portas com o carro em movimento. 
Essa outra trava, que aparece na foto ao lado, impedia que alguém de fora "mal intencionado" abrisse a porta traseira com o carro parado no semáforo, por exemplo.  
A Volkswagen dizia que não produzia carros com 4 portas em nome da "segurança", mas no fim dos anos 60 ela mudou de ideia quando lançou no mercado brasileiro o sedan 1600 4 portas ("Zé-do-Caixão"), que não tinha as criativas travas de segurança do Dauphine/Gordini, e sim pinos que ficavam expostos nas portas, rentes ao vidros...
O quebra-vento das portas dianteiras tem calha na parte inferior que impede a entrada de água no interior do veículo.
Para acessar o estepe, já sabemos que não é preciso retirar as malas e ela não ficarão sujas quando o pneu furado for colocado no lugar do pneu-estepe. É que basta puxar um botão que fica na extremidade esquerda no cofre dianteiro, e é liberada a portinhola que dá acesso ao pneu. E por aí vai...
A primeira vez que reuni algumas fotos de "detalhes que até hoje surpreendem" você confere aqui: http://blogdogordini.blogspot.com/2017/09/dauphine-e-gordini-detalhes-que-ate.html
Agora compartilho com vocês mais algumas fotos, a começar pelo bagageiro de teto (dificilmente encontro fotos atuais de Dauphines e Gordinis com esse acessório:
 
Outro acessório interessante é a "dentadura de baiano" (abaixo) sobre as saídas de ar no painel traseiro...
Nas fotos abaixo, me surpreendi com os para-choque traseiros com "poleiro" elevado e enormes garras cromadas:
E o que me dizem de "guelras" no capô dianteiro (abaixo)? O exemplar abaixo foi customizado (ou seja, esse detalhe não é original do carro) e ficou bem "atrevido", não?
Para finalizar, fotos das grelhas que canalizam o ar que escorre pelas laterais do carro para o cofre traseiro, diretamente para o radiador (este fica posicionado após o encosto do banco traseiro e não rente ao para-choque traseiro). O painel externo da porta traseira tem a porção inferior suavemente inclinada para dentro, solução que impede o vidro traseiro descer, mas que permite a refrigeração do motor pela tal grelha...
 CLIQUE NAS FOTOS ACIMA PARA AMPLIÁ-LAS

2 comentários:

GORDINI COM MOTOR DIFERENTE - PARTE 18

Nessa 18ª coletânea de Dauphines e Gordinis com mecânica diferente, duas adaptações com o conhecido motor boxer Volkswagen, refrigerado a ar...