domingo, 14 de fevereiro de 2016

GORDINIS PERSONALIZADOS

Acima, uma interessante versão 2 portas do gordini
Quem me conhece pessoalmente, ou me acompanha na internet (desde o começo da década de 1990) sabe que a minha paixão por automóveis existe "desde sempre". Minha “paixão secreta” era o Gordini. Ele deixou de ser fabricado em 1968, quando eu tinha 8 anos de idade. Dez anos mais tarde, o Gordini era apenas “um carro nacional que deixou de ser fabricado”... e sem deixar saudades. Afinal, era pequeno, oferecia pouco espaço na cabine e a refrigeração do motor parecia insuficiente para nosso clima tropical. A suspensão também tinha lá suas limitações... Para complicar, o sucessor (Corcel) era superior a ele em tudo! Pois foi justamente em 1978 que, morando em Copacabana, meu irmão adquiriu um Gordini IV (1968), cor cinza, que pertencia a uma senhora que morava há anos no prédio. O carrinho estava judiado... a fiação roída pelos ratos, cuja urina impregnava o carro e ajudava a deixá-lo ainda menos atraente. Por ter recebido poucos cuidados, o Gordini vivia "fervendo"... e o seu fim foi trágico: após ter sido vendido ao irmão do cantor Taiguara, o mesmo se acabou num acidente em que os freios falharam... Décadas depois, o Gordini alçou a condição de colecionável e seu valor vem disparando a cada ano. Ele foi utilizado, com sucesso, em corridas e em diversos projetos de hot's, e dando origem a modelos ainda mais compactos, com 2 portas e chassis encurtado. Na outra ponta, dá origem a insólitas limousines... Ele fica quase irresistível na versão cabriolet (conversível) e bem estranho como perua. Originalmente o Gordini tinha motor posicionado na parte traseira, mas existem modelos adaptados com o propulsor na dianteira (do Corcel, do Passat, do Opala etc.) e até com motor V8 central...
Abaixo, uma coletânea de Gordinis modificados, para deleite (ou horror) dos internautas.
ABAIXO, GORDINIS CONVERSÍVEIS
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS

 ABAIXO, GORDINI COM MOTOR DIANTEIRO
 ABAIXO, PERUAS GORDINI
 
 ABAIXO, LIMOUSINES GORDINI
 

2 comentários:

  1. Os conversiveis, e as versões raras como os wagon e limousine são os mais massas... kkkkkkkk

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    1. É isso aí, Junior! Vc já saiu do V8 para um Fusca. Em breve espero vê-lo a bordo de um Gordini!!!!

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