Acima, uma interessante versão 2 portas do gordini
Quem me conhece pessoalmente, ou me acompanha na internet (desde o começo da década de 1990) sabe que a minha paixão por automóveis existe "desde sempre". Minha “paixão secreta” era o Gordini. Ele deixou de ser fabricado em 1968,
quando eu tinha 8 anos de idade. Dez anos mais tarde, o Gordini era
apenas “um carro nacional que deixou de ser fabricado”... e sem deixar
saudades. Afinal, era pequeno, oferecia pouco espaço na cabine e a
refrigeração do motor parecia insuficiente para nosso clima tropical. A suspensão
também tinha lá suas limitações... Para complicar, o sucessor (Corcel) era superior a ele em tudo! Pois
foi justamente em 1978 que, morando em Copacabana, meu irmão adquiriu
um Gordini IV (1968), cor cinza, que pertencia a uma senhora que morava
há anos no prédio. O carrinho estava judiado... a fiação roída pelos
ratos, cuja urina impregnava o carro e ajudava a deixá-lo ainda menos
atraente. Por ter recebido poucos cuidados, o Gordini vivia "fervendo"... e
o seu fim foi trágico: após ter sido vendido ao irmão do cantor
Taiguara, o mesmo se acabou num acidente em que os freios falharam... Décadas depois, o Gordini alçou a condição de colecionável e seu valor vem disparando a cada ano. Ele foi utilizado, com sucesso, em corridas e em diversos projetos
de hot's, e dando origem a modelos ainda mais compactos,
com 2 portas e chassis encurtado. Na outra ponta, dá origem a insólitas
limousines... Ele fica quase irresistível na versão cabriolet (conversível) e bem estranho como perua. Originalmente
o Gordini tinha motor posicionado na parte traseira, mas existem modelos adaptados com o propulsor na dianteira (do Corcel, do Passat, do Opala etc.) e até com motor V8 central...
Abaixo, uma coletânea de Gordinis modificados, para deleite (ou horror) dos internautas.
ABAIXO, GORDINIS CONVERSÍVEIS
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS
ABAIXO, GORDINI COM MOTOR DIANTEIRO
ABAIXO, PERUAS GORDINI
ABAIXO, LIMOUSINES GORDINI
Os conversiveis, e as versões raras como os wagon e limousine são os mais massas... kkkkkkkk
ResponderExcluirÉ isso aí, Junior! Vc já saiu do V8 para um Fusca. Em breve espero vê-lo a bordo de um Gordini!!!!
Excluir