terça-feira, 15 de março de 2016

GORDINIS COM MOTORES DIFERENTES - Parte 1

A maioria dos proprietários do Gordini achava que seu carrinho tinha um bom desempenho, tendo como comparação o seu concorrente direto, o Fusca 1200 ou 1300, claro. Mas a existência da versão 1093 (um Gordini com os mesmos 850cc, mas com 53 HP de potência) era a prova que o valente motor Ventoux poderia render bem mais que os "40 HP de emoção"... mas aí o Gordini deixaria de atuar na faixa de carros populares... 
A maior parte dos Gordinis sobreviventes está com o motor original, mas algumas modificações foram testadas e, de certa forma, aprovadas: com motor de Corcel (1300, principalmente), VW AP 1.6, 1.8 ou 2.0 refrigerado a água, VW 1300 ou 1600 refrigerado a ar, Chevrolet Opala 6 cilindros e até mesmo Ford V8 do Maverick GT, em posição central. Já li matérias sobre Gordinis com motor na dianteira (a posição original, todos sabem, é na traseira).
 
 
 

 ABAIXO, GORDINIS COM MOTOR CORCEL OU OPALA , INSTALADOS NO COFRE DIANTEIRO:

 


     
ABAIXO, GORDINI COM MOTOR V8 CENTRAL:


4 comentários:

  1. E ai Adriano! Muito bom o blog! Parabéns, excelentes matérias e fotos bem legais! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Junior. Algo me diz que vc vai acabar tendo um, também...hehehehehe.

    ResponderExcluir
  3. olha o meu amigo Honda e seu Gordini V8!

    ResponderExcluir

GORDINI COM MOTOR DIFERENTE - PARTE 18

Nessa 18ª coletânea de Dauphines e Gordinis com mecânica diferente, duas adaptações com o conhecido motor boxer Volkswagen, refrigerado a ar...