domingo, 17 de julho de 2016

MANUTENÇÃO DE GORDINI

Há alguns anos, diversos proprietários dos fumacentos DKW (Vemaguet, Belcar, Candango e Fissore) uniram forças e hoje em dia não só promovem um impressionante encontro anual (BLUE CLOUD), como também se deram ao luxo de constituir uma concessionária (DEKABRÁS), para adquirir peças novas (mecânicas e de acabamento). Assim, fica menos árdua a tarefa de preservar seus DKW enquanto proporcionam gloriosos anos de vida às suas "pequenas maravilhas".
Infelizmente o mesmo não acontece (ainda) com outro carro, que lhe foi contemporâneo: o Gordini. Como todos sabem, trata-se de um legítimo Renault, aqui fabricado na década de 60 (sob licença) pela Willys Overland do Brasil.
Em meus arquivos já constam placas de mais de 440 exemplares de Gordinis, e acredito que exista pelo menos outro tanto a ser identificado. Algumas unidades devem estar tão deterioradas que, no máximo, seriam "doadoras de peças". Outras dependem de peças vitais para poder voltar a rodar (motor, embreagem, câmbio, freios etc.).
Na condição de proprietário de um Gordini, ano 1966, até que não posso me queixar. Tive a sorte de encontrar um carro bem preservado e apto a circular normalmente. Depois que o adquiri, em maio/2015, promovi a instalação do carburador original (ele usava um do Fusca), pneus na medida original (ele estava com pneus de Fusca), e algumas peças desgastadas logo substituídas  - como as mangueiras do radiador e do carburador para o filtro de ar, por exemplo. Ainda assim, volta e meia surge uma dificuldade, como encontrar o carvão da embreagem, ou ajustar a transmissão para que as marchas não arranhem ou a embreagem não trepide tanto. Não custa lembrar que estou falando de um carro com 50 anos de "vida"!
Um problema que atinge os donos de Gordini está na parte elétrica, mais especificamente no comando de setas e/ou farois. Os preços das poucas peças originais à venda assustam e desanimam. Algumas delas são "made in france" e cotadas em euros.
Então, sabendo que os automóveis de todas as marcas possuem "peças intercambiáveis" e que, muitas vezes, é inviável (financeiramente) ou impossível adquirir uma peça original, pensei em ir publicando, neste blog, algumas dicas quanto à utilização de "peças compatíveis". Aceito sugestões dos internautas.
Por exemplo, na impossibilidade de se encontrar os amortecedores dianteiros do Gordini, pode-se adaptar os do modelo "X". No lugar do câmbio original, pode-se adaptar o do modelo "Y"... e por aí vai.
Evidentemente, esse é um recursos extremo. O ideal seria utilizar sempre que possível peças originais - novas ou recondicionadas...
Então, aos Gordineiros que acessaram este blog, ficarei no aguardo de mensagens para o meu e-mail - aeferreira@hotmail.com - com dicas tanto para adaptação de peças, quanto no fornecimento de telefones e sites para localizar peças novas e usadas para nossos Gordinis. 
Quem sabe, um dia, venhamos a ter uma GORDOBRÁS ?

16 comentários:

  1. Boa noite amigo. Tenho um gordini Teimoso e quero iniciar a restauracao dele. Minha intenção é colocar um carburador original, mas nao estou achando. Qual o carburador mais fácil de adaptacao no gordini? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Fernanda...
      Está carburador existe a venda sim se puder comprar o original e muito melhor penso que um amigo de sertaozinho tem se quiser passo o contato dele ok.
      Abraço

      Excluir
    2. Olá amiga Fernanda...
      Está carburador existe a venda sim se puder comprar o original e muito melhor penso que um amigo de sertaozinho tem se quiser passo o contato dele ok.
      Abraço

      Excluir
    3. Olá Fernanda, existem possibilidades sim, eu pessoalmente não tenho um para lhe indicar mas os internautas deverão lhe ajudar nesta empreitada. Deixe seu e-mail para contato, e torça para receber mensagens. Forte abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde Amigo! Meu nome eh Paulo e meu email pcesarmt@hotmail.com Gostaria de saber qual o câmbio a ser utilizado para colocar o motor 1.4 do corcel, no meu gordini 63?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, há um grupo no whatsapp que vive trocando mensagens com dicas a respeito. Foi bom vc ter informado o seu e-mail, espero que receba muitas dicas. Agradeço pela visita e fique à vontade para fazer outras perguntas.

      Excluir
  3. Olá. Existe a possibilidade de adaptação de vidros das portas de outros veículos e maçanetas e fechaduras de outros carros para o Gordini?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo é possível quando se tem um lanterneiro criativo à mão. O ideal é obter os vidros originais e tentar reparar a máquina do vidro usando peças encontradas no ferro-velho ainda em bom estado, ou até confeccionando outras novas...

      Excluir
  4. Preciso de informação sobre adaptação de embreagem para o Gordini, qual serve e tb se existe alguma de outro carro que seja tipo plug and play. Ou ainda se alguém tiver o plaô original em ótimo estado para vender: gouveia.tony@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei de adaptação bem sucedida (não quer dizer que já não tenham feito). De qualquer forma vou perguntar aos "universitários" e qq coisa lhe retorno. Abração!

      Excluir
  5. Boa noite , tenho um Gordini 66 ele é 12v. Gostaria de saber se tem algum farol completo q de certo no carro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, há tempos ganhei um par de faróis novos tipo slead beam que eram para um Maverick, e eles serviram direitinho no meu Gordini!

      Excluir
  6. quero colocar motor corcel gordine que câmbio adapto nele.

    ResponderExcluir
  7. estou com um gordini muito inteiro de lataria e interior, gostaria de saber porque o pneu do fusca não serve no gordini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao que parece o pneu do Fusca é mais alto e acaba raspando nas curvas...

      Excluir
  8. Alguém sabe informar qual é a pastilha de freio do gordini e o magotes se o do corcel dar

    ResponderExcluir

GORDINI COM MOTOR DIFERENTE - PARTE 18

Nessa 18ª coletânea de Dauphines e Gordinis com mecânica diferente, duas adaptações com o conhecido motor boxer Volkswagen, refrigerado a ar...