quinta-feira, 21 de maio de 2020

PROPAGANDAS - DAUPHINES E GORDINIS - PARTE IV

As propagandas do Renault Dauphine/Gordini eram bem criativas, e quase sempre apelavam para a "emoção" e para a "resistência".

No quesito "resistência", aqui no Brasil o francesinho naturalizado brasileiro acabou "levando pau" do rival Fusca. 
O alemãozinho - apesar de na época usar um modesto motor 1200cc, mais fraco que o do Gordini com apenas 850cc - provou que tinha sido mais bem "tropicalizado".

O VW era valente e robusto, e desgastava-se menos ao enfrentar rodar pelas muitas estradas de terra e no asfalto ruim de nossas poucas vias públicas asfaltadas. 
O troco do pequeno Renault aparecia nas melhores marcas de desempenho e de consumo, além do melhor acabamento.

Imaginem os Dauphine/Gordini saltitando feito cabritos nas ruas das cidades, que nos anos 60 eram calçadas com paralelepípedos... 

Em pouco tempo o "treme-treme" produziria muitos ruídos na cabine e também na estrutura do carro. 

Após 2 anos de uso intensivo, um Gordini com 2 anos pareceria um carro bem mais velho...  
Talvez, por isso, por aqui as propagandas fossem mais voltadas para o público feminino (mais "frágil e delicado"?).

Não custa lembrar que o pequeno Renault foi concebido para rodar, com suavidade, nas vias atapetadas da Europa, dos Estados Unidos e de outros países mais desenvolvidos. E que por aqui o produto só não evoluiu de forma mais agressiva porque a licença concedida à Willys Overland impedia que a montadora efetuasse mudanças mais profundas, que pudessem "descaracterizar o produto"...

A primeira coletânea de propagandas (em português), eu publiquei aqui: https://blogdogordini.blogspot.com/2017/03/material-de-divulgacao-dauphine-e.html

A segunda coletânea foi publicada em ... e vocês podem conferir em: https://blogdogordini.blogspot.com/2017/03/material-de-divulgacao-dauphine-e.html


Esta terceira coletânea reúne propagandas da Ducal (empresa que comercializava roupas) e da Cofap (amortecedores), entre outras...

 

 CLIQUE NAS IMAGENS ACIMA PARA AMPLIÁ-LAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GORDINI COM MOTOR DIFERENTE - PARTE 18

Nessa 18ª coletânea de Dauphines e Gordinis com mecânica diferente, duas adaptações com o conhecido motor boxer Volkswagen, refrigerado a ar...