segunda-feira, 7 de maio de 2018

GORDINIS PERSONALIZADOS - PARTE 12

O Gordini foi um irmão "mais potente e luxuoso" que o Dauphine que lhe deu origem. Além do melhor acabamento, o Gordini tinha motor mais potente e câmbio de 4 marchas.
Produzido aqui pela Willys Overland do Brasil, sob licença, o pequeno Renault não evoluiu tanto quanto devia porque a licença concedida impedia mudanças substanciais no projeto. Foi uma pena e muito provavelmente a causa do seu fracasso no mercado nacional, pois o rival Fusca, da Volkswagen, recebia permanentes atualizações sem mexer radicalmente em suas formas básicas.
Como se pode notar, o marketing da Willys era muito criativo, e enfatizava algumas das muitas qualidades que o carrinho possuía - como, por exemplo, o reduzido raio de giro.

Nos EUA o Gordini chegou a dar origem a uma versão elétrica! Confira essa matéria que publiquei neste blog em http://blogdogordini.blogspot.com.br/2016/08/henney-kilowatt-o-dauphine-eletrico_52.html

Quando a Volkswagen ofereceu como opcional o teto solar no Fusca, o máximo que obteve foi o apelido "Cornowagen" que inviabilizou a proposta. Mas nos EUA - e só lá - o Gordini foi oferecido com teto solar retrátil de fábrica.  
O Gordini era um carro compacto e nem de longe poderia concorrer no segmento de carros de luxo. Mas ainda assim chegou a ser oferecido um kit continental posicionando o estepe na traseira. Estranho, sem dúvida, mas o modelo chama a atenção e o exemplar abaixo encontra-se no Brasil. Confira e deixe sua opinião.

Para finalizar, a "cereja do bolo": um Dauphine utilizado pela Polícia! A viatura deve ter sido utilizada em perseguição a fugitivos pilotando Fuscas 1.100 ou 1.200, Citroën 2 CV, Gogo Mobil, Isettas e outros carrinhos com motor mais fraco...

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